quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Intacta

Uma derrota nunca é propriamente positiva, mas o resultado desta noite mantém intacta a esperança de podermos passar aos quartos-de-final da Champions. No entanto, no final fica-se com a sensação de termos entregue o ouro ao bandido, ao deixar escapar o empate daquela forma.

Fiquei algo surpreendido por ver que o Benfica manteve para este jogo a aposta nos dois avançados, já que estava à espera da fórmula mais habitual na Champions, com um meio campo reforçado. Assim sendo, o Aimar ficou sentado no banco, na companhia do Nolito que cedeu o seu lugar ao Bruno César. No lugar do lesionado Javi, o esperado Matic. O jogo começou como convinha ao Benfica, tendo em conta que a velocidade a que era disputado foi pouca, e que desde o primeiro minuto que o equilíbrio foi a nota dominante. O estado do relvado também pouco ajudava, já que obrigava a bola a andar muito pelo ar, provocava muitos passes falhados, e era difícil aos jogadores progredirem com a bola nos pés devido à dificuldade em controlá-la. Oportunidades de golo praticamente nem se viam. A 'experiência' de jogarmos com dois avançados na Champions não durou muito, porque pouco depois do primeiro quarto de hora o animal do Bruto Alves encarregou-se de arrumar com o Rodrigo (ainda regressou ao campo, mas estava nitidamente inferiorizado e teve que ceder o lugar ao Aimar). E foi ainda com dez jogadores em campo que o Benfica se colocou em vantagem, numa recarga oportuna do Maxi a um livre do Cardozo. A resposta do Zenit foi rápida e forte, pois pareceram adiantar as linhas, ganharam superioridade no meio campo, e fomos imediatamente submetidos a alguns minutos de forte pressão, que culminaram com o golo do empate apenas sete minutos depois do nosso golo, num colocado remate de primeira do Shirokov. Com o empate regressou também o equilíbrio, e com uma ou outra ameaça de parte a parte o intervalo acabou por chegar.

A segunda parte foi ainda mais mal jogada - mas sempre bastante disputada - do que a primeira. O Zenit passou a ter um pouco mais de bola, mas era o Benfica quem rematava mais, aproveitando transições ofensivas rápidas, sobretudo pela direita, onde o Maxi e o Gaitán se revelavam bem mais activos do que o Emerson e o Bruno César do outro lado. O Zenit pouco ameaçava, e foi por isso quase com alguma surpresa que surgiu o segundo golo, quando faltavam vinte minutos para o final, numa jogada toda ao primeiro toque que terminou com uma conclusão de calcanhar. Obtida a vantagem, os russos pareceram estar satisfeitos com o resultado e baixaram ainda mais o ritmo da partida, passando-se então por um período algo desinteressante que fazia prever que o mais provável seria mesmo o resultado manter-se até final. Mas os últimos minutos acabaram por ser animados. O Benfica chegou ao empate a três minutos do final, numa recarga do Cardozo após remate do Gaitán e defesa atabalhoada do guarda-redes russo. E praticamente na jogada seguinte o Maxi Pereira, completamente à vontade no centro da área, teve um erro grotesco e deixou a bola nos pés do Shirokov para que este marcasse o seu segundo golo e terceiro do Zenit no encontro.

É difícil escolher algum jogador que se tenha destacado muito num jogo que nunca foi particularmente bem jogado. Gostei do Garay, e estava a gostar do Maxi até ao erro que deu a vitória ao Zenit. O Gaitán esteve num nível muito superior ao que tem mostrado para consumo interno, mas foi-se apagando ao longo do jogo.

Perder por apenas um golo e marcar dois golos fora não é mau de todo numa eliminatória da Champions. Custa um pouco mais porque perdemos o jogo numa altura em que já não esperaríamos que isso acontecesse. Mas julgo que fizemos um bom jogo, contra um adversário forte, e o resultado mantém tudo em aberto. O Benfica tem claramente a capacidade para, num Estádio da Luz completamente cheio, decidir a eliminatória a seu favor.

7 Comments:

At 2/16/2012 1:15 da manhã, Anonymous JFilipe said...

E o nosso treinador veio defender a alimária do Bruno Alves. O homem esforça-se por manter uma imagem simpática junto do CRAC, quiça a pensar no futuro próximo.

Alguém da direcção lhe devia dizer quem não pode defender uma besta que arruma um dos nossos melhores jogadores, prejudicando-nos neste e nos próximos jogos.

 
At 2/16/2012 10:00 da manhã, Anonymous Rui Matias said...

Em justiça, o Rodrigo lesionou-se da queda, não do contacto com o Bruno Alves. A entrada, sendo dura, não me pareceu maldosa.

 
At 2/16/2012 10:56 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Quem entra daquela forma a uma bola sabe muito bem que corre o risco de lesionar o adversário. A entrada foi intencional para intimidar o Rodrigo logo de início, o que é um procedimento habitual no Bruno Alves.

 
At 2/17/2012 5:21 da manhã, Anonymous JFilipe said...

Não foi maldosa? Entradas por trás levam cartão vermelho exactamente porque o jogador cai desamparado sem conseguir antecipar a queda e amortecê-la usando braços ou pernas. Ancas, ombros, costas ou cabeça acabam por levar a maior parte do impacto.

O Luisão também já veio defendê-lo. O Benfica devia estar acima das pressões dos agentes dos jogadores.

 
At 2/17/2012 10:44 da manhã, Anonymous JFilipe said...

Já agora, discordo da tua avaliação do Gaitan a nível interno. É a seguir ao Aimar o jogador do Benfica com mais assistências para golo na liga. O rapaz leva 11 assistências para golo (6 na liga, 5 na CL) em 22 jogos esta temporada.

É um jogador que se resguarda um bocado, fugindo do choque e só ajudando na defesa quando vê que há desiquilíbrio na equipa. Suponho que isso se explique com a gestão das suas capacidades físicas. Nem todos os jogadores têm que ser batalhadores e correr desenfreadamente.

 
At 2/17/2012 5:39 da tarde, Blogger joão carlos said...

A crónica esta com categoria.


Só discordo contigo é no título desilusão ou frustração adequam-se melhor principalmente por causa do último golo sofrido.
Este resultado no entanto é muito pior do que faz parecer já que vamos entrar a perder no próximo jogo e perante uma equipa que vai defender muito e que sobretudo é rapidíssima a sair para o contra-ataque, contra-ataque esse que é a sua arma preferida e em que se sente mais confortável.


JFilipe concordo contigo já não digo fazer criticas explícitas e duras sobre a entrada que só vinha trazer polémica que em nada nos beneficiava mas agora fazer a defesa da situação é que não.

 
At 2/18/2012 1:05 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Gaitán dos últimos jogos internos não tem nada a ver com aquilo que ele sabe e pode fazer. Não estou a falar da época toda, estou a falar dos jogos que fez após regressar da lesão. Só com o Nacional é que já mostrou alguma coisa.

 

Enviar um comentário

<< Home