terça-feira, março 27, 2012

Complicado

O resultado obviamente que sabe a injustiça, face ao que o Benfica produziu no jogo. Mas não é surpreendente, e já vimos coisas destas acontecer-nos na Champions vezes suficientes. A este nível, falhar é quase sempre fatal, sobretudo contra equipas com jogadores que podem decidir num pormenor. O Benfica falhou e o Chelsea ganhou.

Tenho muito pouco a dizer sobre a primeira parte. O Benfica apresentou o onze esperado e anunciado na comunicação social, com o Cardozo como único ponta-de-lança, apoiado pelo Aimar. O jogo em si foi praticamente um enorme bocejo, com demasiado receio de parte a parte. O Chelsea veio claramente jogar para manter o nulo, tentando sempre adormecer o jogo o mais possível e mantê-lo num ritmo lento. O Benfica não quis arriscar lançar-se num ataque desenfreado, e portnato foram muito poucos os lances de perigo perto de uma ou outra baliza. A posse de bola foi repartida, mas com o Chelsea a mantê-la sobretudo na sua zona defensiva, enquanto que o Benfica conseguia fazê-la circular no meio campo adversário, sobretudo devido à superioridade que o nosso meio campo parecia ter sobre o do Chelsea, mas sem conseguir criar jogadas de grande perigo.

Na segunda parte o Benfica entrou mais decidido e pressionante, conseguindo empurrar mais o Chelsea para junto da sua área, e criando finalmente algumas boas ocasiões de golo. Nesta fase fomos muito mais rematadores do que o Chelsea, e vimos o David Luiz cortar um remate do Cardozo já sobre a linha, ou o Cech evitar que uma bola cabeceada pelo Jardel terminasse em golo. O Chelsea ia tentando responder em contra-ataque, normalmente sem criar muito perigo, mas tendo ainda assim atirado uma bola ao poste pelo Mata, num lance em que a nossa equipa pareceu ficar desconcentrada enquanto reclamava penálti por um corte com a mão do Terry. A melhor fase do Benfica terminou no entanto a vinte minutos do final, quando o Jorge Jesus fez duas substituições. Saíram o Aimar e o Bruno César, entrando o Matic e o Rodrigo. De uma assentada, o Benfica perdeu dois dos jogadores com melhor rendimento no centro do campo, já que o Witsel foi desviado para a direita. O Rodrigo nada trouxe ao jogo,pois continua numa forma deplorável, e o Matic continua a mostra muita indisciplina táctica, e não tem a menor capacidade para fazer aquilo que o Witsel tinha estado a fazer naquela zona até então. O Chelsea marcou cinco minutos depois, embora seja forçado dizer que foi consequência directa disto. O lance começa numa saída para o contra-ataque do Ramires pelo nosso lado esquerdo - durante o jogo ele já tinha mostrado que conseguia fazer praticamente o que queria do Emerson, dado que a diferença de velocidade entre os dois é gritante - que deixou a bola no Torres e depois este aproveitou talvez a única falha do Jardel no jogo para oferecer o golo ao Kalou. Ainda tentámos emendar um pouco as coisas, voltando a colocar o Witsel no centro com a entrada do Nolito, mas nos minutos finais as coisas já foram feitas mais em desespero e sem resultados práticos, até porque agora eram apenas dois jogadores no centro, e o Matic não defende como o Javi.

O jogador que mais gostei de ver foi o Witsel. Claramente um jogador que não ficará por cá muito mais tempo, porque o nível dele merece outras paragens que não a Liga portuguesa. Gostei do Maxi e do Aimar, e foi pena o Jardel ter borrado a pintura no lance do golo, porque até aí tinha estado bem. Não considero que faça parte do 'clube da fãs' do Emerson, e normalmente evito críticas gratuitas. Mas hoje ele esteve mal demais, cometeu muitos erros (quase ofereceu um segundo golo ao Chelsea na fase final, quando estava sozinho e conseguiu meter a bola nos pés do Mata para um contra-ataque perigoso) e o Ramires fez praticamente o que quis dele.

Não creio que a eliminatória esteja já decidida, até porque o Chelsea não mostrou grande valor hoje. Mas que o cenário está muito complicado, isso está. Talvez nesta situação sejamos capazes de avaliar de forma sensata quais devem ser as nossas prioridades. Porque o que eu quero mesmo é ganhar ao Braga.

3 Comments:

At 3/28/2012 12:05 da manhã, Anonymous JFilipe said...

A derrota nos quartos da CL não seria particularmente preocupante não fora vir no seguimento do que tem sido 2012: qualquer equipa mais arrumada arrisca-se a ganhar ou empatar com o Benfica (Olhanense, Académica, Vitória, Porto, Chelsea, Zenit). Quando é sistemático não se pode falar em azar ou injustiça.

A equipa do Chelsea é esforçada mas não há verdadeiro talento naquele 11, e ainda por cima dera-se ao luxo de meter Torres, Meireles e Paulo Ferreira. Tínhamos uma possibilidade muito real de passar às meias, agora não acredito muito nisso.

 
At 3/29/2012 5:24 da tarde, Blogger joão carlos said...

Não marcamos perdemos, este ano em comparação aos dois anteriores a equipa esta mais contida no ataque mais cautelosa menos balanceada no ataque mas a verdade é que em nada beneficiamos disso já que sofremos tantos golos como nos anos anteriores, se não mesmo até mais, e por outro lado temos a consequência negativa desse facto que é marcarmos muitos menos golos e já começa a ser muito preocupante o numero de jogos em que não marcamos muito.
Pelo segundo ano consecutivo a equipa chega aos momentos decisivos da época com os níveis motivacionais e psicológicos muito baixos e sem qualquer dinâmica de vitória e quando a cabeça está mal o corpo simplesmente não obedece.
A teimosia deste treinador esta a levar-nos para o buraco neste momento já nem se trata de saber se o defesa esquerdo é bom ou se é mau é uma questão de utilizar um jogador que está completamente fora de forma, e esta assim desde o jogo em Basileia, e psicologicamente de rasto ele não percebe que insistir neste momento no jogador só faz piorar a performance dele alem de claramente prejudicar a equipa para mais esta a queimar o jogador perante os adeptos, na minha opinião já de uma forma definitiva muito dificilmente o jogador terá condições de jogar bem no clube tal a animosidade criada, eu não concordo e sou contra os assobios mas mais que assobiar o jogador quem o faz esta sobretudo a assobiar quem o coloca a jogar quando tem outras opções.
Mais uma vez não percebi as substituições deve ter sido para poupar os dois jogadores para o próximo jogo, para cumulo aquela mudança táctica acabou com connosco em termos atacantes perdemos o meio campo logo deixamos de conseguir servir o ataque quando é que este treinador aprende com os erros e deixa de os cometer vezes sem conta.
Ultimamente entramos na fase do próximo jogo é que vai ser, o próximo é que conta, o próximo é que é o jogo da época mas infelizmente o que temos visto é desaire atrás de desaire e o pior é que o futuro não parece trazer nada de bom muito pelo contrario vamos ter mais do mesmo que temos tido nos últimos tempos.

 
At 3/29/2012 9:46 da tarde, Anonymous JFilipe said...

Temos mais um (!) ponto que na época passada, os mesmos golos sofridos, mais três marcados. A questão é se vamos acabar a liga como no ano passado (8 pontos nos últimos 6 jogos),

 

Enviar um comentário

<< Home